Últimas Postagens Slide

domingo, 22 de novembro de 2015

Taekwondo uma arte milenar

Por Dionis Ramos

O Taekwondo é uma arte marcial nascida há mais de mil anos na Coréia, classificada como esporte olímpico, vai para sua 5ª participação nos jogos. A palavra Taekwondo significa: TAE (pernas ou pés) KWON (mãos/pulsos) e DO (caminho da mente/disciplina). Essa arte marcial milenar é famosa pela praticidade de seus chutes que são técnicas de chutes altos e precisos.
A luta ganhou prestígio mundial após o conflito na Coréia que culminou com a expulsão das tropas estrangeiras do país, após o incidente ela virou esporte reconhecido, ganhou equipamentos de proteção e regras bem rígidas. A luta consiste em dois competidores, cada um com um traje de cor diferente, que tentam atingir o oponente com chutes e socos. No tronco valem dois pontos, chute giratório no tronco valem três pontos, na cabeça valem três, chute giratório na cabeça valem quatro pontos, golpes mais complexos valem pontos extras.
O técnico pode pedir para pausar a luta e ver o vídeo replay para rever algum lance. Há um árbitro responsável pelo vídeo replay, um pelo placar,  mais três juízes laterais e um dentro do tatame, que passará a contar também com o formato octogonal.
.              Após sua popularização, levou cinco décadas para o esporte tornar-se olímpico.
Primeira medalha
 A primeira medalha de ouro disputada foi em Sydney, em meados de 2000 e de lá para cá o esporte evoluiu muito e hoje conta com a ajuda da tecnologia de sensores instalados nos coletes e capacete, calibrados de acordo com a categoria determinando local e intensidade do golpe. Em quatro edições dos jogos olímpicos, a Coréia conquistou dez medalhas de ouro, o Brasil já esteve no pódio uma vez e desde então o Taekwondo do Brasil vem crescendo muito, o que tem gerado um maior investimento do governo e patrocínio de empresas privadas.  A LTKD de Gravataí, através de projetos com os menos favorecidos e treinamento de turmas em seus CTs, tem formado excelentes atletas e passado uma filosofia de vida.
O centro de treinamento da academia Pride Team , fica localizado na Av. Dorival Cândido L. de Oliveira, parada 77 Gravataí e possui turmas exclusivas para crianças, jovens e adultos - Contato: (51)8434.6819


Para se filiar a LTKD, ou, ser um patrocinador: E-mail: vagnergs@gmail.com




Nenhum comentário: