Últimas Postagens Slide

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Simbologia da bandeira coreana

Por Dionis Ramos

O significado da Bandeira Coreana remete para princípios filosóficos orientais. Tem como origem a filosofia Oriental do Yin-Yang. Na Coreia, o simbolo “Yin-Yang” e a própria bandeira tem a designação “Taeguk” e representa no seu conjunto os princípios do “I Ching” (em Coreano “Yeok” – o I Ching é o mais antigo livro de filosofia chinês).
A tradução da expressão Taeguk quer dizer “Grandes Extremos” ou “Grandes Máximos”.
A bandeira é composta por 3 elementos: o fundo branco, o círculo vermelho e azul no centro e os quatro trigramas nos cantos

•O fundo branco representa paz e pureza;

•O símbolo vermelho e azul no centro é designado por Taeguk, a origens de todas as coisas no Universo. O seu princípio é a harmonia e o equilíbrio: um movimento continuo dentro da esfera do infinito, dando origem à unidade. A parte azul de Taeguk é designada por Yin e representa todos os aspectos negativos do equilíbrio. A parte vermelha, designada por Yang, por contraponto, representa todos os aspectos positivos.

•Os quatro trigramas presentes nos cantos (em Coreano “Kwe”) também representam o conceito de opostos e de equilíbrio. Uma barra (▬) representa Yang e duas barras (−−) representa Yin. Assim, no canto superior esquerdo temos “céu” e no oposto “terra”; no canto superior direito temos “água” e no seu oposto “fogo”.
Os próprios símbolos são o oposto uns dos outros.

Céu - Keon

Fogo - Ri

Água - Gam

Terra - Gon

Para o povo Coreano, a sua bandeira ou T’aeGuk-Ki é fonte de orgulho e inspiração. Durante a ocupação Japonesa (1910-1945) a bandeira coreana foi proibida em locais públicos e durante 35 anos ficaram escondidas, até à libertação da Coreia. Por toda a história da Coreia desde os seus primórdios até aos dias de hoje, a T’aeGuk-Ki é um símbolo de luta pela Independência e pela Liberdade.

Nenhum comentário: